Comentários


 

     Genética

Em que ponto está a clonagem humana a nível do espaço Europeu. Portugal faz parte de algum estudo?
Li em qualquer lado que são usados antibióticos para seleccionar estirpes de bactérias em que se introduziram outros genes.
Se isto for verdade, isso implica que também foram adicionados genes de resistência a esse antibiótico?
Gostaria de saber por que é que parte do código genético - genoma, é lixo. Em que é que se baseiam os cientistas para dizerem que é lixo?
Gostaria de saber como é que se faz investigação na sequenciação do genoma humano, isto é, qual é o processo de descodificação.
Gostaria de saber, já que dizem que uma parte substancial do genoma humano é lixo, se não há nenhum projecto que vise a utilização de alguma forma desse espaço.
O que é o genoma? Qual a situação legal da patente do genoma? Pertence a quem: a uma empresa privada ou a algum Estado?
Daqui a quanto tempo surgirá o primeiro clone humano ?
Sou um leigo algo curioso. Ouvi dizer que o número de replicações de uma célula (regulada pela replicação do ADN) tem um número limite de ocorrências devido, penso lembrar-me, do tamanho dos próprios filamentos do ácido desoxiribonucleico, e que isso teria implicações ao nível da esperança máxima de vida que não poderia crescer muito devido ao limite imposto pela reprodução das células. É verdade? Em que moldes se processam estas replicações? Como funcionam estes mecanismos?
Qual é o número de elementos do genoma humano? Penso que o genoma é uma sequência de bases azotadas (adenina, timina, guanina e ???). Quantas bases são usadas no código genético? São sempre em igual número para todos os seres humanos? Que relação tem com os cromossomas?
É possível identificar o tipo de vírus ao qual uma pessoa está mais vulnerável analisando o seu código genético? Seria possível fazer testes com, por exemplo, a placenta dessa pessoa? O que tem sido feito na área?
Gostaria de saber se fazem investigação sobre genética. Se sim, o que é o genoma? Como se compõe, é feito de quê?
Acham que um dia será possível termos vacinas contra o cancro e a Sida?
É possível o nosso organismo "aperceber-se" de alguma forma que determinada alteração genética nos seria favorável?
Existem estudos acerca deste assunto?
Há quem afirme que o ser humano está a adquirir mutações genéticas agora a um ritmo superior ao ocorrido antes da melhoria da medicina devido ao facto de estarmos a dar condições de sobrevivência àqueles que noutros tempos não as teriam (como os doentes dos olhos). Que implicações terá este facto a longo prazo? Estaremos a eliminar apetências a um ritmo superior às que adquirimos (para doenças, bem visto)? Que relação tem com a teoria evolucionista de Darwin?
Qual é o papel do RNA no funcionamento da célula? Que inter-relacionamento tem com o DNA?
Já vi a afirmação de que a maior parte do código genético dos seres vivos é 'lixo'. O que significa exactamente esta afirmação? Não haverá alguma informação genética ainda não conhecida
Qual é a situação jurídica do genoma? Existe alguma empresa mundial que detém os direitos? E o estado? A codificação está publicada?
É possível retirar restrições sobre os progenitores de uma pessoa através de algumas características físicas, como por exemplo a cor dos olhos e do cabelo, defeitos congénitos ou outros?
Que relação tem a ver com os genes dominantes e os não dominantes? O que é isso? E o decaimento dos genes, o que é?
Em Portugal já foi feita alguma clonagem?
Já há alguns avanços na descoberta da cura para a SIDA?
Para vir a ser investigadora científica na área da Genética por qual curso deveria optar? Que tipo de trabalho a nível de investigação é realizado nesse centro?
Em relação à clonagem em mamíferos, gostaria de saber em que consiste esse "processo" e se o realizam.
É possível usar a clonagem para a reprodução de espécies em vias de extinsão, animais ou plantas? Como se faz a clonagem?
Quais as fases principais de uma clonagem animal? E humana (conjectura)? Quais as taxas de sucesso? E a possibilidade de mutações ou defeitos na cópia do ADN?
Já existe possibilidade de diagnóstico durante a gravidez para o Síndroma de Goldenhar? Se sim, com quantos meses de gravidez? Há possibilidade de correcção genética?

. . . .