Comentários


 

Pergunta

Como actuam as micro-ondas para aquecer os alimentos?

Resposta

As micro-ondas propagam-se através de meios materiais como o vidro e o papel e são reflectidos nas superfícies metálicas, sendo absorvidas por algumas substâncias, como por exemplo os alimentos.
Os alimentos são constituídos por moléculas que têm cargas negativas e positivas que se comportam, sob o efeito da onda, como ímans microscópicos. Durante o ciclo positivo das micro-ondas, as partículas de carga negativa das moléculas são atraídas e tendem a ficar alinhadas com o campo da onda. Quando este alterna para o seu ciclo negativo, as partículas de carga negativa são repelidas e as de carga positiva são atraídas. É este movimento alternado das partículas nas moléculas que provoca fricção, que dá origem ao “calor” que cozinha os alimentos.
Se tivermos em conta que a frequência das micro-ondas usada no forno de micro-ondas é de 2450 milhões de ciclo por segundo, e durante um ciclo as moléculas mudam de direcção (polarização) duas vezes, vemos que a vibração vai causar uma fricção tremenda dos alimentos, o que origina calor com intensidades consideráveis.
Para mais informações consulte o site: http://www.gallawa.com/microtech/howcook.html