Comentários


 

Pergunta

Por que razão o céu é azul?

Resposta

Vemos o céu azul, durante o dia, quando não olhamos directamente para o Sol. Nessas condições, a luz que vemos provem de regiões da atmosfera que dispersam a luz do sol em todas as direcções. Ora a dispersão da luz é tal que a luz azul é mais dispersada do que a luz vermelha. O resultado é que dessas regiões do céu chega-nos essencialmente luz azul.

Por contraste, quando o sol está baixo e olhamos directamente para ele, vemos luz avermelhada. É que nestas circunstâncias (o sol estar baixo) a luz do sol atravessa uma camada de atmosfera mais espessa durante a qual a maior parte da luz azul é dispersada, isto é, é retirada do feixe e atirada em todas as direcções. Sobra assim a luz vermelha e é por isso que o pôr-do-sol é vermelho.

Finalmente, note-se que a ausência de atmosfera na Lua impede que haja dispersão da luz solar, o que faz com que o céu na Lua seja sempre preto. Isto porque na Lua, se não olharmos directamente para o sol, nenhuma luz nos chega aos olhos (pois não existindo atmosfera, não existe luz dispersada).


João Lin Yun