Comentários


 

Pergunta

Ouvi dizer que era possível transferir energia (eléctrica ?) de um local do planeta para outro local, através de um sistema de satélites em torno da Terra. É verdade ? Se sim, como é possível?

Resposta

É verdade, mas a tecnologia ainda não está suficientemente desenvolvida para permitir (e controlar) a transferência de quantidades significativas de energia.
O princípio, não entanto, é bastante simples.
De acordo com as Leis da Física, a Energia não pode ser criada nem destruída, apenas pode ser transformada. Por outro lado, uma das formas mais interessantes de energia corresponde à energia das ondas electromagnéticas (que incluem, em particular, a luz visível), e que conseguem propagar-se no vácuo.
A primeira vez que ouvi falar em transferência de energia através de satélites a ideia consistia em usar um feixe intenso de micro-ondas, emitido por uma estação em terra.
A utilização específica de micro-ondas estava relacionado com o facto de este tipo particular de ondas electromagnéticas poder ser orientado de forma relativamente precisa em direcção a um alvo.
Esta ideia foi evoluindo com o correr do tempo, com feixes laser a serem sugeridos em vez das micro-ondas.
Uma vez recebida a energia, o problema seguinte consiste em transformá-la, de forma eficiente, em energia eléctrica.