Comentários


 

Pergunta

Ouvi dizer que no centro do nosso Universo existe um buraco negro.
É verdade?
Também ouvi dizer que Andromeda tem um e que existe a possibilidade de as nossa galáxia chocar ( daqui a uns milhares de anos ) com a de Andromeda.
Também é verdade?

Resposta

Observações muito recentes indicam que é provável que exista um buraco negro no centro da nossa Galáxia. A ser, é um buraco de massa modesta (cerca de 2.6 milhões de massas solares) comparando com os buracos negros que existem em galáxias activas, como sejam os quasars, cujos buracos negros têm massas de pelo menos milhares de milhões de massas solares.
Existem alguns dados observacionais que indicam a possibilidade de existir um buraco negro em Andrómeda. A ser verdade terá cerca de 30 milhões de massas solares. Pode-se dizer que é um buraco negro não muito "massivo". Mas ainda existem dúvidas em relação a este resultado.
A Andromeda e a Via Láctea estão a aproximar-se uma da outra. A precisão da velocidade com que se estão a aproximar não é suficientemente boa para sabermos de certeza se irão ou não colidir. Se tal acontecer, será dentro de uma escala de tempo muito maior que os milhares de anos, será de milhões de milhões de anos.