Comentários


 

Pergunta

Tendo em conta a teoria de Einstein de que um buraco negro é o resultado da explosão de uma estrela massiva (se não me engano). O que é que aconteceria se no nosso sistema solar se o sol se tornasse num buraco negro? E o que acontece se dois buracos negros entram em contacto? E existem alguns dados que suportem a existencia ou não de um buraco negro no nosso sistema solar?

Resposta

Tendo em conta a teoria de Einstein de que um buraco negro é o resultado da explosão de uma estrela massiva (se não me engano). O que é que aconteceria se no nosso sistema solar o sol se tornasse num buraco negro?

Tens razão, um Buraco Negro estelar surge no final da vida de uma estrela maciça, após uma fase a que chamamos de supernova. Isso só acontece com estrelas com muitas vezes a massa do Sol. O ciclo de vida de uma estrela como o Sol é mais longo e mais pacífico. Quando o Sol terminar de queimar todo o seu combustível irá transformar-se numa Anã Branca. Podemos contudo fazer um exercício mental e imaginar por alguns instantes que o Sol se transformaria num Buraco Negro. As consequências para o nosso planeta em termos de campos gravíticos seria nenhuma, ou seja continuaríamos a sentir a mesma atracção gravitacional. Contudo, deixaríamos de ter o calor e a luz do Sol o que levaria ao extermínio da nossa espécie.

E o que acontece se dois buracos negros entram em contacto?

O processo de colisão é estudado recorrendo-se à Mecânica Quântica. A teoria prevê que o Buraco Negro resultante da fusão terá uma área maior do que a soma das áreas dos Buracos Negros individuais. O estudo deste processo é de fundamental importância, acredita-se que a aproximação de corpos com campos gravitacionais intensos dá origem a ondas gravitacionais. A detecção destas ondas seria uma importante comprovação experimental da Teoria da Relatividade Geral. Existem importantes experiências em fase de preparação cujo objectivo fundamental é a detecção de ondas gravitacionais.


E existem alguns dados que suportem a existência ou não de um buraco negro no nosso sistema solar?

Não existe nenhuma evidência da existência de Buracos Negros no Sistema Solar nem nas suas proximidades, contudo acredita-se que existam milhares de Buracos Negros estelares (com massas da ordem de 7 vezes a massa do Sol) na nossa galáxia. São conhecidos cerca de 50 candidatos, destes somente 14 são fortes candidatos a Buracos Negros.