Comentários


 

Pergunta

O que é realmente um buraco negro?
Qual a probabilidade de existir vida noutros pontos do Universo?

Resposta

Um buraco negro é uma concentração de matéria, superior a, digamos, 20 vezes a massa do Sol, num volume nulo. Este ponto é designado por singularidade (aqui a densidade é infinita), em que a força é tão grande que atrai toda a matéria e a própria luz. A actuação desta força faz-se sentir até uma distância, em km, igual a 3 vezes a massa do buraco negro em unidades de massas solares. Esta distância forma uma espécie de esfera de influência em torno da singularidade que se designa de horizonte de acontecimentos.
Toda a partícula que passe para dentro do horizonte de acontecimentos cai para a singularidade. Se passar por fora, contínua com a sua trajectória no espaço, embora a possa alterar.
No caso da estrela de 20 massas solares, o horizonte de acontecimentos tem um raio de 60 km, e qualquer partícula ou radiação electromagnética (por exemplo, luz) que se aproxime da singularidade de uma distância inferior a esta, perder-se-á para sempre na singularidade.

Foram feitas tentativas para calcular essa probabilidade. Mas esses cálculos assentam em tão grande quantidade de suposições que provavelmente nada significam.
No entanto, aceitando que a vida apareceu na Terra por processos naturais, não há razão nenhuma para acreditar que as condições existentes na Terra e no Sistema Solar que estão na base da vida, sejam um caso único no universo. O problema é saber onde, caso existam.