Comentários


 

Pergunta

Gostava de receber informação sobre a situação física no aluno na sala de aula, mais concretamente à posição do aluno sentado durante um grande período de tempo. Que causas pode criar esta posição durante longos períodos de tempo na criança? Quais as implicações daí decorrentes?

Resposta

Esta pergunta seria mais adequadamente respondida por um investigador de um Centro ligado à Motricidade Humana ou à Educação Física.
Porém, também não podemos esquecer que as posturas corporais são muito importantes para a forma como o aluno/criança faz a coordenação visual-motora, essencial quando está a escrever (espontaneamente ou a copiar do quadro ou de um livro). Por este motivo, mais que o tempo que o aluno passa sentado, o importante é a postura corporal que tem durante esse tempo. E se aqui a escola tem um papel importante a desempenhar (na educação da postura), também a família não se pode demitir. Poderíamos até colocar a interrogação: durante as horas que as nossas crianças passam a ver TV, qual a postura física?